terça-feira, 17 de junho de 2014

Ucrânia quer Nuremberg para julgar crimes do comunismo e Moscou reage


Se, há quatro anos, isso tivesse sido feito, que consequências haveria?

Por Luis Dufaur


O Tribunal de Apelo de Kiev, Ucrânia, entendeu haver matéria para inculpar os líderes do regime soviético do crime de genocídio. 


Ele deu início à instalação de um Tribunal que deve julgar os crimes do comunismo no país, informou a presidência ucraniana. 

O novo tribunal vai se guiar pela Carta do Tribunal Militar Internacional de Nuremberg de 1946 que julgou os crimes do nazismo. 

O presidente ucraniano Viktor Yushchenko pretende contatar os países do Leste Europeu para instituir um tribunal internacional mais abrangente. 

A iniciativa entrou em área de incerteza após a vitória na presidencial de 7 de fevereiro do candidato pró-russo Victor Ianukovitch. Este sobe à presidência com reduzida margem de manobra e precisando dissimular sua amizade com o Kremlin. 


Os líderes russos ‒ herdeiros da velha ditadura soviética ‒ não pretendem atender a proposta e por certo devem ter reforçado sua pressão pela vitória de Ianukovitch. 

Poderiam aderir alguns dos países que sofreram a opressão socialista soviética. Nessa hipótese poderiam ser levados a esse tribunal responsáveis por crimes comunistas praticados, por exemplo, na América Latina. 

Um comentário:

  1. O Ocidente covarde e sua "democracia" criminosa não quer julgar o comunismo num Tribunal Internacional! A Criminosa "democracia" condena Auschwitz e Absolve o Gulag!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...