quarta-feira, 20 de agosto de 2014

INCOERÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS




DESTAQUE

O falecido Eduardo Campos era dirigente do Partido Socialista Brasileiro. Ora, católico não pode ser socialista, segundo o magistério tradicional dos Papas. Entre a longa série de ensinamentos pontifícios a respeito, salienta-se o da encíclica Quadragesimo Anno’, de Pio XI, que diz textualmente: ‘Socialismo religioso, socialismo cristão exprimem conceitos contraditórios; ninguém pode, ao mesmo tempo, ser bom católico e usar com veracidade o nome de socialista’ (A.A.S., vol. 23, p. 216). Ao longo do texto, o Pontífice faz ver que o socialismo concebe a sociedade de um modo completamente avesso às verdades cristãs.



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Raphael de la Trinité



A imprensa deu conta de que o candidato Eduardo Campos, pouco antes do terrível acidente de avião que o vitimou, estaria portando a Medalha de Nossa Senhora das Graças, além de outras medalhas, que, segundo se diz, trazia junto a si presas a um cordão.

Na impossibilidade de aferir a realidade dos fatos, ou efetivamente saber se as citadas medalhas estariam com o mesmo no momento em que expirou, é inconteste que, do fundo de algumas mentalidades, poderá facilmente emergir, como fruto dessa inserção noticiosa, uma equivocada associação entre catolicismo e socialismo.

Se assim for, é de presumir que, mediante mais um ardil bem arquitetado, a chamada esquerda “católica” possa tirar evidente proveito da circunstância presente.

No intento de coactar uma investida dessa natureza, convém frisar alguns pontos, que jamais será supérfluo repisar:

a) O falecido Eduardo Campos era dirigente do Partido Socialista Brasileiro. Ora, católico não pode ser socialista, segundo o magistério tradicional dos Papas. Entre a longa série de ensinamentos pontifícios a respeito, salienta-se o da encíclica Quadragesimo Anno’, de Pio XI, que diz textualmente: ‘Socialismo religioso, socialismo cristão exprimem conceitos contraditórios; ninguém pode, ao mesmo tempo, ser bom católico e usar com veracidade o nome de socialista’ (A.A.S., vol. 23, p. 216). Ao longo do texto, o Pontífice faz ver que o socialismo concebe a sociedade de um modo completamente avesso às verdades cristãs.

b) Conforme Comunicado oficial da Direção Nacional do MST, "Campos foi um grande amigo do MST e apoiador da luta pela terra e pela Reforma Agrária, fato que o fez ganhar notável confiança dos trabalhadores rurais do estado de Pernambuco". http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?id=1490990

“Dize-me quem te elogias, e te direi quem és”. O velho adágio não induz a erro: na mais benigna das hipóteses, Eduardo Campos terá sido um cobiçado “companheiro de viagem” das hostes dos agitadores rurais, que timbram em violar sistematicamente, além das leis civis, dois preceitos do Decálogo (“Não furtarás” e “Não cobiçarás as coisas alheias”) promovendo invasões de terras pelo Brasil afora. Seria uma injúria à inteligência do falecido candidato conceber que não tivesse esse quadro bem delineado em sua mente.

c) À vista disso, não parece difícil supor que, iludidos pela miragem de um falacioso ‘socialismo-católico’, haja quem, muito simploriamente — seja por razões de ordem sentimental ou outras quaisquer —, em face do quadro político que se descortina, esteja propenso a sufragar nas urnas uma chapa politica atentatória da doutrina social da Igreja.

d) Falecido o candidato titular, que dizer, então, sobre a trajetória política de Marina da Silva, agora candidata oficial da coligação encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro?

e) Sobre o currículo da candidata, importa referir que, ainda jovem, foi aspirante a freira em um convento da capital acriana. Participou das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). http://eleicoes.uol.com.br/2010/pre-candidatos/conheca-a-trajetoria-de-marina-silva-pre-candidata-a-presidencia-pelo-pv.jhtm

Merecem realce, nessa visão panorâmica, as palavras do jornalista Percival Puggina (arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, membro do grupo Pensar+):

“A fala mansa da ex-vice de Eduardo Campos não se harmoniza com a rigidez e o radicalismo de suas posições. O dever cívico de conhecê-las não se cumprirá ouvindo o meigo discurso eleitoral que vem por aí. Há informações muito mais precisas e irrefutáveis na biografia da candidata.

Seu primeiro alinhamento político deu-se com filiação ao Partido Comunista Revolucionário (PCR), célula marxista-leninista albergada no PT onde militou durante uma década. Foi fundadora da CUT do Acre e lá, filiada ao PT, conseguiu o primeiro de uma série de mandatos legislativos: vereadora em Rio Branco, deputada estadual, senadora em dois mandatos consecutivos. Em 2003, no primeiro mandato de Lula, assumiu a pasta do Meio Ambiente, onde agiu como adversária do agronegócio. Sua gestão deu-lhe notoriedade internacional e conquistou ampla simpatia de organizações ambientalistas europeias que agem com fanatismo anti-progressista em todo mundo, menos na Europa...

Foram cinco anos terríveis para o desenvolvimento nacional. No ministério, Marina travava projetos de infraestrutura, impedia ou retardava empreendimentos públicos e privados, aplicava a torto e a direito um receituário avesso às usinas, aos transgênicos, ao agronegócio, principal motor do desenvolvimento nacional e responsável pela quase totalidade dos superávits de nossa balança comercial. Os pedidos de licenças ambientais empilhavam-se, relegados ao descaso. Empreendimentos eram cancelados por exaustão e desistência dos investidores. Sempre irredutível, Marina incompatibilizou-se com governadores, com os setores empresariais e com a então ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Foram cinco anos terríveis!

Quando se sentiu politicamente firme, largou a Igreja Católica, mudou-se para a Assembleia de Deus e para o PV. Depois, largou não sei que mais e se mudou para o projeto da Rede. Mas isso não a fez menos alinhada com as trincheiras de combate às economias livres, ao agronegócio, e ao evangélico domínio do homem sobre os bens da Criação. A ecomania de Marina Silva inverte a ordem natural nesse convívio, submetendo os interesses da humanidade às determinações que diz extrair do mundo natural. No fundo, vestido com floreios ecológicos, é o velho ódio marxista à propriedade privada dos bens da natureza.

De um leitor, a respeito da animosidade de Marina Silva para com o agronegócio: ‘Ela é uma praga de gafanhotos stalinistas reunidos numa pessoa só’”. http://www.puggina.org/artigo/puggina/marina-silva-cuidado/1721

f) Entretanto, na esteira dessas propostas de conciliar o inconciliável, não é de hoje que existem as mais inauditas propostas de simbiose ou convergência entre catolicismo e socialismo.

Em particular, sobreleva o papel de Antonio Gramsci, célebre pensador e co-fundador do Partido Comunista Italiano, o qual, já nas primeiras décadas do século XX, afirmava que, ao invés de enfrentar de rijo a Igreja Católica, mais valia a pena criar enfrentamentos no interior do catolicismo.  Com efeito, Gramsci chegara à conclusão de que uma das chaves da sobrevivência do catolicismo ao longo dos séculos foi o fato de que em seu seio conviveram harmonicamente humildes e elites, sentenciando que “a Igreja romana sempre foi a mais tenaz em impedir que oficialmente se formem duas religiões: a dos intelectuais e a das almas simples”. [grifos meus]

Ao mesmo tempo em que proclamava “odeio quem não toma partido, odeio os indiferentes” (Antonio Gramsci, “indifférent”, Février 11, 1917, apud "La Città futura", pp. 1-1 Raccolto in SG, 78-80, http://bellaciao.org/it/spip.php?ar...),  o pensador comunista definia o socialismo como “uma religião, no sentido em que também possui um conjunto de crenças, uma mística, fieis seguidores; é uma religião porque substituiu, na consciência [de cada indivíduo], o Deus transcendental dos católicos pela confiança no homem e em suas melhores energias como sendo a única realidade espiritual existente”. [A. Gramsci, “Audacia e fede”, Sottola Mole, 22.6.1916, cité par Rafael Diaz-Salazar, El proyecto de Gramsci, Barcelona, Ed. Anthropos, 1991, p. 47.]. [grifos meus]

Ora, para sem número de adeptos do aggiornamento pós-Vaticano II, afirmações como estas não estão longe de ser admitidas, por muitos até, como verdades de... fé!

g) Na turbulenta conjuntura histórica em que vivemos, será que o maquiavélico plano de Gramsci virá à tona?

Só o tempo dirá.

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