quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DIGA COM QUEM ANDAS… - OU, PARA KASPER, LUTERO FAZ PARTE DA GRANDE TRADIÇÃO DA IGREJA, NA QUAL SE INCLUI FRANCISCO




DESTAQUE


Kasper situa o atual pontífice em uma lista de santos e doutores da Igreja, entre os quais ele inclui o heresiarca alemão Martinho Lutero. 


*** * ***




Fonte: InfoCatólica / Tradução: Dominus Est



O L’Osservatore Romano publicou vários trechos de um novo livro do cardeal Kasper, dedicado ao papa Francisco. O papa, de acordo com o purpurado alemão, é um radical no sentido de enfatizar as raízes da mensagem do evangelho e o gozo que a acompanha. O Santo Padre, assegura, “não defende uma postura liberal, senão radical”, e ele não é nem “tradicionalista nem progressista”. Kasper situa o atual pontífice em uma lista de santos e doutores da Igreja, entre os quais ele inclui o heresiarca alemão Martinho Lutero. 

(CatholicCulture/InfoCatólica) Citando Nietzsche, Sartre, Heidegger e outros escritores dos séculos 19 e 20, o cardeal Kasper assegura que o homem moderno carece de alegria. A mensagem do Evangelho, que traz renovação e alegria, é a fonte da qual brota “toda a doutrina cristã e a disciplina moral”. 

Assim como o Evangelho é a fonte da doutrina, a caridade é a fonte da vida moral, indica o purpurado. A ênfase do Papa sobre as raízes do Evangelho e da caridade, no entanto, não “elimina a assim chamada verdade secundária ou incômoda”, nem muitas verdades “descartadas como menos vinculantes”. 

O cardeal Kasper acrescenta que a ênfase do Papa na centralidade da proclamação da mensagem do evangelho e a vida de caridade, o situam dentro de uma “grande tradição” que inclui, de diversos modos, Santo Agostinho, São Francisco, São Domingos, Santo Tomás de Aquinho, Martinho Lutero e o Concílio Vaticano II. 

OPINIÃO DE LUTERO SOBRE O CONCÍLIO DE TRENTO

Martinho Lutero disse o seguinte sobre o Concílio de Trento, que ratificou a doutrina católica que os protestantes negavam: 

“Haveria que fazer prisioneiro ao Papa, aos cardeais e a toda essa canalha que o idolatra e santifica. Arrastá-los como blasfemos e depois arrancar-lhes a língua e colocá-los na fila da forca… Então se poderia permitir-lhes que celebrassem o concílio ou o que eles quisessem da forca, ou do inferno com os demônios” (Lutero e a unidade da Igreja. Card. Joseph Ratzinger) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...